Origami (ori, “dobrar”, e kami, “papel”) é a arte de dobrar papel e criar representações geométricas de animais e objetos. Tradicionalmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar ou colar o papel. A inspiração dos origamistas está, principalmente, nos elementos da natureza e nos objetos do dia-a-dia.
O grou-japonês ou tsuru, uma ave considerada sagrada, tornou-se o símbolo do origami. De acordo com os costumes orientais quem receber um Tsuru de presente recebe junto um profundo desejo de longevidade, gratidão e felicidade.
A prática da dobradura era restrita às cerimônias religiosas e festivas. Como exemplo temos o casal de borboletas (ocho e mecho) que enfeitam a garrafa de saquê (vinho de arroz) nos casamentos.
Já no período Edo (1603 a 1867), o papel tornou-se mais abundante, e os origamis tradicionais se tornaram populares. A evolução ou a transformação da cultura faz parte da essência natural da condição humana. O origami continuará sempre em transformação enquanto o homem estiver sonhando e criando.
Conheça algumas variações da arte de dobrar papel.
Origami modular: De modo geral são modelos geométrico bidimensional ou tridimensionais formado por diversas partes (módulos) dobradas iguais.
Kusudama: A palavra é formada pelos ideogramas remédio (kusuri) + bola (tama). Antigamente, desde a China, servia de amuleto para afastar espíritos malignos e proteger as crianças. Atualmente, são utilizados para decoração de ambientes e pendurados por fios.
Kirigami (arquitetônico): Criado por um arquiteto e professor da Universidade Tecnologia de Tókio, Masahiro Chatani (1891). São formas tridimensionais reveladas a partir da abertura de um cartão. Nas palavras do seu criador, o origami arquitetônico “explora o mistério da transformação do plano da 2ª dimensão para a 3ª dimensão, levando em conta a dimensão do tempo”.
Kumitate (3D): São modelos geométrico tridimensionais formados por diversas partes (módulos) dobradas iguais e encaixadas umas nas outras.
Bill folding: são dobraduras feitas, exclusivamente, com notas de dólares americanos.