A necessidade de nos adequarmos ao isolamento social num contexto não planejado, de medo e incertezas causou uma série de rupturas nas rotinas e comportamento do consumidor.
A partir da liberação gradativa do poder público e autoridades sanitárias, é momento de preparação para a reabertura dos negócios, com especial atenção aos cuidados para enfrentamento da doença. É preciso adaptar-se para a retomada das atividades e a circulação social nesse novo contexto e principalmente entender os novos hábitos de consumo.
Considerações
Os estudos sobre o novo coronavírus ainda estão em andamento e nem todos os protocolos de higiene e segurança foram confirmados ou declarados pelo Ministério da Saúde.
É de extrema importância acompanhar diariamente as atualizações voltadas para o varejo e implementar somente aquilo que estiver oficialmente estabelecido.
Higiene e saúde geral
- Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool em gel;
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus;
- Mantenha uma distância segura entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando;
- Realize a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que sejam tocados com frequência. Os banheiros devem ser limpos frequentemente;
- Ferramentas, máquinas e equipamentos de uso manual devem ser constantemente limpos e higienizados, antes, durante e depois da execução dos trabalhos;
- Se possível, utilize termômetro capaz de fazer a leitura instantânea por aproximação, sem contato físico, na entrada do estabelecimento, impedindo o acesso de todo àquele que apresentar temperatura maior que 37,3°C;
- Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da autoridade sanitária de sua cidade, porque ela terá as informações mais atualizadas e adaptadas a situação local.
Uso de máscaras
- A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada. Deve-se cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais;
- Assegurar que a máscara está em condições de uso (limpa e sem rupturas);
- Tomar cuidado para não tocar na máscara. Se precisar tocar, higienize as mãos antes e depois de tocá-la;
- Manter o conforto e espaço para a respiração;
- Recomenda-se a troca das máscaras a cada três horas, ou quando estiver úmida, devendo ser substituída por outra higienizada;
- Lave as máscaras com água e sabão, sem esquecer de guardá-la em um local que a mantenha esterilizada e pronta para o próximo uso;
- As máscaras devem ser descartadas em lixeiras, preferencialmente com pedal e tampa.
Local de trabalho
- Disponibilize álcool em gel para higienização das mãos e um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante para a sola dos calçados na entrada do ambiente de trabalho;
- Reserve um espaço para guardar bolsas e itens pessoais dos colaboradores;
- Superfícies (mesas e bancadas) e objetos (ferramentas, matéria prima, telefones, teclados) precisam ser limpos regularmente com desinfetante;
- Reforce a limpeza de sanitários, vestiários e pontos de grande contato como corrimões, banheiros, maçanetas, mesas, cadeiras, balcões, e demais instrumentos de trabalho;
- Exiba placas de sinalização com orientações de como proceder a lavagem das mãos, uso de mascará e distanciamento social;
- Não utilizar toalhas de pano, somente de papel, que logo após o uso devem ser descartados no lixo, preferencialmente com pedal e tampa;
- Promova boa ventilação nos ambientes de trabalho e reduza ou, se possível, cancele o uso de ar-condicionado;
- Promova um distanciamento mínimo entre os colaboradores no ambiente de trabalho.
- Busque formas alternativas para evitar a circulação de compradores e fornecedores em seu ambiente de trabalho. Planeje um espaço separado para recepção de mercadorias e proceda à limpeza e desinfecção do material recebido;
- Bebedouros devem ser usados somente com copos descartáveis.
Atenção aos funcionários
- Oriente os funcionários sobre prevenção de contágio pelo Coronavírus (Covid-19) e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção;
- Adote procedimentos de higienização das mãos dos funcionários, com água e sabão em intervalos regulares;
- Crie medidas de identificação e encaminhamento daqueles com suspeita de contaminação antes de ingressar no ambiente de trabalho. Funcionários que tenham tosse leve ou febre (37,3 °C ou mais) precisam permanecer em casa;
- Oriente os funcionários a reportarem à liderança se estiverem doentes ou apresentando sintomas;
- Identifique os meios de transporte que estão sendo utilizados pelos funcionários para chegar ao local de trabalho e oriente quanto aos cuidados que devem ser tomados ao utilizarem transporte público;
- Oriente os funcionários para reservar uma roupa para utilizar somente nos locais de trabalho;
- Oriente os funcionários que os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs (máscaras, luvas, avental etc.) não devem ser compartilhados;
- Evite que funcionários em grupo de risco, assim como aqueles que residem com pessoas do grupo de risco tenham contato direto com o público em geral;
- Evitar contatos diretos, aglomerações, abraços, beijos e apertos de mão;
- Adote medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal entre funcionários. Distribua as atividades ao longo do dia, evitando concentrá-la em um só período;
- Promova o teletrabalho ou trabalho remoto sempre que possível. Evite deslocamentos de viagens e reuniões presenciais, utilizando recurso de áudio e/ou videoconferência.
Atendimento ao público
- Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros. Treine funcionários para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes por onde o cliente circular;
- Coloque, em local visível, sinal indicativo de número máximo de pessoas permitido para garantir o distanciamento social nos ambientes;
- Garanta os fluxos de entrada e saída separados, e oriente a circulação dentro do estabelecimento de forma unidirecional (se possível);
- Disponibilize, assentos individuais com, ao menos, 1 metro de distância entre si, ou pular um assento;
- Na hora do cliente realizar o pagamento cubra a maquininha com filme plástico, para facilitar a higienização após o uso. Demarque no chão a posição da fila, estabelecendo o mínimo de 1,5m entre as pessoas. Entre o atendente e o cliente, deve haver um anteparo de vidro ou acrílico de proteção;
- Solicite que o cliente use máscara própria, ou forneça assim que entrar no estabelecimento;
- Priorize agendamentos de horários para evitar a aglomeração e distribuir o fluxo de pessoas;
- Eleja uma pessoa que ficará responsável por supervisionar as novas práticas e garantir as distâncias entre clientes dentro dos ambientes. É comum as medidas irem se afrouxando com o tempo;
- Quando for fazer uma entrega deixe o pedido conforme solicitado pelo seu cliente. É importante verificar as mensagens de orientação das plataformas sobre como proceder na recepção e entrega das mercadorias;
- Mantenha higienização contínua do meio de transporte que você utiliza para realizar as entregas das suas mercadorias;
- Receba fornecedores em um local específico, de preferência em local e horário distintos dos clientes. Todas as recomendações de higiene e saúde devem ser exigidas também de fornecedores;
- Comunique aos fornecedores todas as recomendações de segurança adotadas pela empresa a fim de evitar quaisquer constrangimentos;
- Garanta aos clientes que tenham acesso ao banheiro (permitindo que lavem as mãos com sabão e água e dando preferência a material higiênico descartável);
- Divulgue os seus protocolos como diferencial competitivo em site, redes sociais, e-mail marketing e todos os outros veículos de oferta de seus artesanatos. Promova suas boas práticas com imagens e linguagem descontraída, favorecendo empatia com o cliente e potencializando a confiança nos seus serviços.
Canais oficiais
Referência: Orientação para retomada segura das atividades, Sebrae (sebrae.com.br) – ebook_Artesanato_v1.pdf – acessado em 14/05/2021.