Retomada da atividade

Retomada Segura das Atividades

A necessidade de nos adequarmos ao isolamento social num contexto não planejado, de medo e incertezas causou uma série de rupturas nas rotinas e comportamento do consumidor.

A partir da liberação gradativa do poder público e autoridades sanitárias, é momento de preparação para a reabertura dos negócios, com especial atenção aos cuidados para enfrentamento da doença. É preciso adaptar-se para a retomada das atividades e a circulação social nesse novo contexto e principalmente entender os novos hábitos de consumo.

Considerações

Os estudos sobre o novo coronavírus ainda estão em andamento e nem todos os protocolos de higiene e segurança foram confirmados ou declarados pelo Ministério da Saúde.

É de extrema importância acompanhar diariamente as atualizações voltadas para o varejo e implementar somente aquilo que estiver oficialmente estabelecido.

Higiene e saúde geral

  • Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool em gel;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus;
  • Mantenha uma distância segura entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando;
  • Realize a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que sejam tocados com frequência. Os banheiros devem ser limpos frequentemente;
  • Ferramentas, máquinas e equipamentos de uso manual devem ser constantemente limpos e higienizados, antes, durante e depois da execução dos trabalhos;
  • Se possível, utilize termômetro capaz de fazer a leitura instantânea por aproximação, sem contato físico, na entrada do estabelecimento, impedindo o acesso de todo àquele que apresentar temperatura maior que 37,3°C;
  • Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da autoridade sanitária de sua cidade, porque ela terá as informações mais atualizadas e adaptadas a situação local.

Uso de máscaras

  • A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada. Deve-se cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais;
  • Assegurar que a máscara está em condições de uso (limpa e sem rupturas);
  • Tomar cuidado para não tocar na máscara. Se precisar tocar, higienize as mãos antes e depois de tocá-la;
  • Manter o conforto e espaço para a respiração;
  • Recomenda-se a troca das máscaras a cada três horas, ou quando estiver úmida, devendo ser substituída por outra higienizada;
  • Lave as máscaras com água e sabão, sem esquecer de guardá-la em um local que a mantenha esterilizada e pronta para o próximo uso;
  • As máscaras devem ser descartadas em lixeiras, preferencialmente com pedal e tampa.

Local de trabalho

  • Disponibilize álcool em gel para higienização das mãos e um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante para a sola dos calçados na entrada do ambiente de trabalho;
  • Reserve um espaço para guardar bolsas e itens pessoais dos colaboradores;
  • Superfícies (mesas e bancadas) e objetos (ferramentas, matéria prima, telefones, teclados) precisam ser limpos regularmente com desinfetante;
  • Reforce a limpeza de sanitários, vestiários e pontos de grande contato como corrimões, banheiros, maçanetas, mesas, cadeiras, balcões, e demais instrumentos de trabalho;
  • Exiba placas de sinalização com orientações de como proceder a lavagem das mãos, uso de mascará e distanciamento social;
  • Não utilizar toalhas de pano, somente de papel, que logo após o uso devem ser descartados no lixo, preferencialmente com pedal e tampa;
  • Promova boa ventilação nos ambientes de trabalho e reduza ou, se possível, cancele o uso de ar-condicionado;
  • Promova um distanciamento mínimo entre os colaboradores no ambiente de trabalho.
  • Busque formas alternativas para evitar a circulação de compradores e fornecedores em seu ambiente de trabalho. Planeje um espaço separado para recepção de mercadorias e proceda à limpeza e desinfecção do material recebido;
  • Bebedouros devem ser usados somente com copos descartáveis.

Atenção aos funcionários

  • Oriente os funcionários sobre prevenção de contágio pelo Coronavírus (Covid-19) e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção;
  • Adote procedimentos de higienização das mãos dos funcionários, com água e sabão em intervalos regulares;
  • Crie medidas de identificação e encaminhamento daqueles com suspeita de contaminação antes de ingressar no ambiente de trabalho. Funcionários que tenham tosse leve ou febre (37,3 °C ou mais) precisam permanecer em casa;
  • Oriente os funcionários a reportarem à liderança se estiverem doentes ou apresentando sintomas;
  • Identifique os meios de transporte que estão sendo utilizados pelos funcionários para chegar ao local de trabalho e oriente quanto aos cuidados que devem ser tomados ao utilizarem transporte público;
  • Oriente os funcionários para reservar uma roupa para utilizar somente nos locais de trabalho;
  • Oriente os funcionários que os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs (máscaras, luvas, avental etc.) não devem ser compartilhados;
  • Evite que funcionários em grupo de risco, assim como aqueles que residem com pessoas do grupo de risco tenham contato direto com o público em geral;
  • Evitar contatos diretos, aglomerações, abraços, beijos e apertos de mão;
  • Adote medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal entre funcionários. Distribua as atividades ao longo do dia, evitando concentrá-la em um só período;
  • Promova o teletrabalho ou trabalho remoto sempre que possível. Evite deslocamentos de viagens e reuniões presenciais, utilizando recurso de áudio e/ou videoconferência.

Atendimento ao público

  • Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros. Treine funcionários para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes por onde o cliente circular;
  • Coloque, em local visível, sinal indicativo de número máximo de pessoas permitido para garantir o distanciamento social nos ambientes;
  • Garanta os fluxos de entrada e saída separados, e oriente a circulação dentro do estabelecimento de forma unidirecional (se possível);
  • Disponibilize, assentos individuais com, ao menos, 1 metro de distância entre si, ou pular um assento;
  • Na hora do cliente realizar o pagamento cubra a maquininha com filme plástico, para facilitar a higienização após o uso. Demarque no chão a posição da fila, estabelecendo o mínimo de 1,5m entre as pessoas. Entre o atendente e o cliente, deve haver um anteparo de vidro ou acrílico de proteção;
  • Solicite que o cliente use máscara própria, ou forneça assim que entrar no estabelecimento;
  • Priorize agendamentos de horários para evitar a aglomeração e distribuir o fluxo de pessoas;
  • Eleja uma pessoa que ficará responsável por supervisionar as novas práticas e garantir as distâncias entre clientes dentro dos ambientes. É comum as medidas irem se afrouxando com o tempo;
  • Quando for fazer uma entrega deixe o pedido conforme solicitado pelo seu cliente. É importante verificar as mensagens de orientação das plataformas sobre como proceder na recepção e entrega das mercadorias;
  • Mantenha higienização contínua do meio de transporte que você utiliza para realizar as entregas das suas mercadorias;
  • Receba fornecedores em um local específico, de preferência em local e horário distintos dos clientes. Todas as recomendações de higiene e saúde devem ser exigidas também de fornecedores;
  • Comunique aos fornecedores todas as recomendações de segurança adotadas pela empresa a fim de evitar quaisquer constrangimentos;
  • Garanta aos clientes que tenham acesso ao banheiro (permitindo que lavem as mãos com sabão e água e dando preferência a material higiênico descartável);
  • Divulgue os seus protocolos como diferencial competitivo em site, redes sociais, e-mail marketing e todos os outros veículos de oferta de seus artesanatos. Promova suas boas práticas com imagens e linguagem descontraída, favorecendo empatia com o cliente e potencializando a confiança nos seus serviços.

Canais oficiais

Acre AC (saude.acre.gov.br) / Alagoas AL (saude.al.gov.br) / Amapá AP (saude.portal.ap.gov.br) / Bahia BA (saude.ba.gov.br) / Ceará CE (saude.ce.gov.br) / Distrito Federal DF (saude.df.gov.br) / Espírito Santo ES (saude.es.gov.br) / Goiás GO (saude.go.gov.br) / Maranhão MA (saude.ma.gov.br) / Mato Grosso MT (saude.mt.gov.br) / Mato Grosso do Sul MS (saude.ms.gov.br) / Minas Gerais MG (saude.mg.gov.br) / Pará PA (saude.pa.gov.br) / Paraíba PB (saude.pb.gov.br) / Paraná PR (saude.pr.gov.br) / Pernambuco PE (portal.saude.pe.gov.br) / Piauí PI (saude.pi.gov.br) / Rio de Janeiro RJ (saude.rj.gov.br) / Rio Grande do Norte RN (saude.rn.gov.br) / Rio Grande do Sul RS (saude.rs.gov.br) / Rondônia RO (saude.ro.gov.br) / Roraima RR (saude.rr.gov.br) / Santa Catarina SC (saude.sc.gov.br) / São Paulo SP (saude.sp.gov.br) / Sergipe SE (saude.se.gov.br) / Tocantins TO (saude.to.gov.br)

Referência: Orientação para retomada segura das atividades, Sebrae (sebrae.com.br) –  ebook_Artesanato_v1.pdf – acessado em 14/05/2021.

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