Quilling

Quilling (Origens)

Quilling - A incrível arte do rolinho de papel

Quilling é uma técnica que trabalha com tiras finas de papel organizadas, enroladas e dobradas resultando em obras de arte bonitas e detalhadas. Também conhecida como filigrana em papel.

Sua origem é um pouco imprecisa, mas podemos especular que foi criada pelos chineses e japoneses e levada para a Europa sendo aprimorada pelos franceses e italianos durante o período do Renascimento.

Nos séculos XVI e XVII era muito utilizado na decoração religiosa, assim como em objetos decorativos tais como brasões e painéis. Mais tarde o trabalho era feito em latas de chá, caixas de madeira, biombos, armários, molduras etc. Caixas foram feitas nessa época apenas para receber os trabalhos em quilling.

A ligação religiosa com quilling foi estabelecida quando a arte foi difundida na Inglaterra com o desenvolvimento do papel. Durante o Renascimento, as religiosas na intenção de reduzirem os custos decoravam relicários e gravuras sagradas, acrescentando toques dourados e muita ornamentação. A filigrana foi feita para simular marfim esculpido e ferro forjado, dois detalhes muito caros. Na Capela Sistina, no Vaticano, existem alguns painéis totalmente feitos com quilling.

A associação francesa Trésors de Ferveur preserva relicários feitos nos séculos XVII e XVIII, que fazem parte da coleção de “Objetos de Fé”. Essa associação mantém uma exposição itinerante de algumas dessas obras. Quando dourado ou prateado, era difícil distingui-lo do trabalho de filigrana de ouro ou prata real. 

Em 1875, foi feita uma tentativa de reintroduzir a arte quilling por William Bemrose, que produziu um kit chamado “Mosaicon”, juntamente com um manual. Outra referência foi descoberta em um livro eduardiano (1901 a 1910) de administração doméstica intitulado “Mosaico floral”. No artigo, é feita menção a peças compradas pela Rainha Mary e pela Rainha Alexandra.

A técnica voltou a ganhar popularidade conquistando adeptos no mundo inteiro. Artistas famosos utilizam o quilling para criar belas obras, como os irmãos Campana, que produziram a coleção Sushi, com edição limitada e numerada, de móveis que imitam essa técnica. A artista russa Yulia Brodskaya apresentou tirinhas de forma tão diferenciada que já conseguiu dar uma nova roupagem para o quilling.

A expansão do quilling no Brasil e no mundo vem ganhando novos olhares graças também à internet. É possível aprender desde formas básicas até trabalhos mais elaborados a partir de imagens disponíveis na rede. O quilling pode ser usado em decorações de convites, scrapbooking, quadros, caixas, molduras, painéis, guirlandas e mandalas. O que faz essa técnica simples agradar bastante gente é o fato de ter um custo muito baixo, afinal, basicamente tudo que você precisa é papel e cola.

Referências

Quilling, Wikipedia (Wikipedia) –  pt.wikipedia.org/wiki/Quilling – acessado em 20/07/2021.

Já ouviu falar em quilling, a incrível arte dos rolinhos de papel? – https://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/noticias/ja-ouviu-falar-em-quilling-a-incrivel-arte-dos-rolinhos-de-papel–321217.html – acessado em 20/07/2021

Filigranas cartões e artes em quilling: História do Quilling – http://artesemfiligranas.blogspot.com/p/historia-do-quilling.html – acessado em 20/07/2021.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima