Organização

Organização e limpeza do seu ateliê

Ambiente de trabalho

Providencie um ambiente com espaço compatível e que permita concentração na atividade. Distrações e interrupções provocados pelo ambiente externo prejudicam a criação e a produtividade. Muitas vezes este é o ambiente que passamos a maior parte do nosso tempo. Portanto, capriche nesta escolha.

Área de trabalho

A área de trabalho se caracteriza pelo espaço onde executamos nossas atividades. Pode ser uma mesa, um tablado, ou um painel de comando de uma máquina. A área deve estar livre e conter apenas os objetos necessários específicos para a execução da atividade do momento. 

Espalhar objetos sobre a mesa que não estão sendo usados atrapalham e comprometem a produtividade. Se você estiver cortando, mantenha apenas a lâmina de corte ou tesoura sobre a mesa. Se for pintar é hora apenas dos pincéis e recipientes de tintas. E assim por diante. 

O intervalo entre as tarefas com ferramentas diferentes se torna uma oportunidade para organização e limpeza.

Compartimentalização e acesso

Compartimentalize tudo. Providencie prateleiras, caixas organizadoras e gavetas a fim de acomodar todas as suas ferramentas e insumos. Mantenha tudo próximo da área de trabalho evitando deslocamentos excessivos. Uma boa prática é colocar objetos pouco utilizáveis em locais mais remotos e os constantemente utilizáveis mais próximos, preferencialmente, sem que haja necessidade de se levantar.

Planeje e dimensione conforme sua atividade. Cada material ou ferramenta possui sua particularidade e cuidados no armazenamento. Portanto identifique a melhor forma de acomodar cada objeto. Tecidos, papeis, fitas em rolos podem ser pendurados facilitando a retirada somente da quantidade que precisa. Pequenos objetos podem ser organizados em gavetas compartimentalizadas. Cada qual organize conforme sua necessidade e o mais importante, tente utilizar o que tem em casa, reaproveite!

Guarde e Limpe

A limpeza e organização fazem parte de qualquer atividade. Como já mencionado, aproveite o intervalo entre as etapas das atividades para realizar uma pequena pausa e reorganizar a área de trabalho e limpar as ferramentas recém utilizadas. Estas pequenas intervenções evitam que ao final do dia tenhamos um ambiente extremamente desorganizado. Cá entre nós, trabalhar em um ambiente sujo e desorganizado é desestimulante.

Crie você mesmo

Estas são apenas algumas dicas e não temos a solução definitiva para você. Pesquise imagens de ateliês de profissionais e observe as técnicas de armazenamento, com certeza você encontrará pequenas e grandes soluções compatíveis com sua atividade, ambiente de trabalho e principalmente com o seu bolso.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima